BTG Pactual e ASID Brasil lançam programa de desenvolvimento gratuito para pessoas com deficiência iniciarem carreira em tecnologia

Projeto une conteúdos técnicos e comportamentais, mentorias individuais e incentiva o desenvolvimento de novos profissionais em programação.

BTG Pactual e ASID Brasil lançam programa de desenvolvimento gratuito para pessoas com deficiência iniciarem carreira em tecnologia

por Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação de Causas

O BTG Pactual (BPAC11), maior banco de investimentos da América Latina, e a ASID Brasil, consultoria que atua com soluções para inclusão socioeconômica, estão lançando o Jornada Tech, projeto que tem como objetivo capacitar gratuitamente pessoas com deficiência em linguagens de programação. Atualmente, o mercado de tecnologia da informação (TI) conta com mais de 40 mil vagas abertas e menos de 2% das posições voltadas às pessoas com deficiência por `gaps´ de qualificação.

 “Apenas 5% das pessoas com deficiência possuem Ensino Superior completo e apenas 1% dos empregos formais hoje no Brasil são ocupados por pessoas com deficiência. Com a iniciativa, buscamos fomentar o desenvolvimento para esses profissionais na área de programação” afirma Caroline Ferronato, diretora de projetos da ASID Brasil.

O projeto tem inscrições abertas até 29 de março e selecionará 25 pessoas com deficiência em São Paulo e região metropolitana para capacitação ao longo de seis meses, com conteúdo técnico e comportamental. A formação será realizada no formato on-line, dividida em módulos básico e intermediário, cada um com duração de três meses, por meio da plataforma Alura. Além disso, mensalmente, serão organizadas visitas presenciais ao escritório do BTG Pactual em São Paulo para realização de workshops e bate-papos com colaboradores do grupo.

O módulo básico terá 10 horas semanais e acontecerá entre abril e junho, com aulas sobre introdução à computação e organização de estudos, formação iniciante em programação, introdução a python e mentoria em soft skills. Já o módulo intermediário contará com 20 horas semanais, entre os meses de julho e outubro, com aulas sobre aprofundamento em python e mentoria de projeto final.

Ao longo da formação, os alunos receberão mentoria individual com programadores(as) voluntários(as) do BTG Pactual, farão visitas mensais ao banco e participarão de workshops e palestras para potencializar a carreira durante a Jornada Tech. O processo seletivo é acessível e inclusivo e a escolha dos participantes será feita por meio de formulário de inscrição, teste de lógica e entrevista.

“Faz parte da nossa cultura criar condições de desenvolvimento e inclusão. Por isso, acreditamos que o incentivo à formação de pessoas com deficiência possa contribuir para a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, proporcionando novas oportunidades de carreira”, destaca Martha Leonardis, sócia e head de responsabilidade social e eventos do BTG Pactual.  

Interessados em participar do Jornada Tech podem acessar a página do projeto para saber mais e, também, para realizar a inscrição. Acesse aqui.

Sobre a ASID Brasil

A ASID Brasil é uma plataforma de soluções para inclusão socioeconômica da pessoa com deficiência. Idealiza, executa e dissemina soluções de desenvolvimento social em todo território nacional. Suas soluções criam oportunidades para pessoas com deficiência e seu núcleo familiar, além de incentivar novas tecnologias sociais. Com mais de 12 anos de atividades, 120.000 pessoas impactadas e mais de 8 mil voluntários, a ASID Brasil conta com reconhecimentos nacionais e internacionais, como Melhores ONGs Época, United People Global, e o Prêmio Viva Idea como melhor solução de impacto coletivo da América Latina. Mais informações, acesse www.asidbrasil.org.br.

Sobre o BTG Pactual

O BTG Pactual (BPAC11) é o maior banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Asset Management, Wealth Management e Banking. O BTG Pactual se consolidou como uma das plataformas de investimentos mais inovadoras do País, com um banco transacional completo para apoiar o momento de vida e a construção da história de seus clientes. Além disso, é pioneiro na agenda ESG, com produtos financeiros que apoiam a transição para uma economia mais verde e sustentável. A instituição é reconhecida e premiada internacionalmente, e conta com mais de 5 mil colaboradores no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra.